Timothy Francis Leary, Ph.D. (22 de outubro de 1920 – 31 de maio de 1996), Professor de Harvard, psicólogo, neurocientista, escritor, futurista, libertário, ícone maior dos anos 60 e do hedonismo. Ficou famoso como um proponente dos benefícios terapêuticos e espirituais do LSD. De facto, o Professor Leary defendia os benefícios desta substância psicodélica como o substructio do progresso humano.
Amigo pessoal de John Lennon – a música “Come Together” dos Beatles é inspirada em Timothy Leary, e no vídeo de “Give Peace A Chance” podemos ver o professor e a sua mulher de toda a vida, Barbara, junto à cama onde John Lennon protagonizou este hino de liberdade. Na letra dessa mesma música pode-se ouvir, na 3ª estrofe: “Everybody is talking about John and Yoko, Timmy Leary…”, tal era a notoriedade deste eminente acadêmico nessa década.
Mapa Astral
O Mapa de Timothy possui Sol em Libra-escorpião (Cavaleiro de Taças), Ascendente em Sagitário, Lua e Urano em Aquário-Peixes (Rei de Taças); Mercúrio e Vênus em Escorpião-Sagitário (Rei de Bastões), Marte em Capricórnio-Sagitário (Rainha de Ouros) e Jupiter (seu planeta mais forte) e Saturno em Virgem.
A combinação entre o Cavaleiro e o Rei de Taças implica em uma pessoa voltada quase que totalmente para a liberdade individual das pessoas, libertário, anarquista, hedonista, hippie e todos os adjetivos que você puder pensar em uma pessoa livre de dogmas de qualquer tipo. Porém, a contraparte extremamente poderosa virginiana fez com que ele pegasse toda esta energia libertária e a organizasse. Todo o trabalho acadêmico de Leary, composto de mais de 30 best-sellers, é focado em “organizar a bagunça e bagunçar a organizaçao” por assim dizer.
Achei o mapa dele extremamente importante, pois as pessoas normalmente costumam achar que Aquário e Virgem são energias praticamente opostas e conflitantes, ainda mais no caso dele, que trabalha em Aquário-Peixes, a visão mais espiritualista dos aquarianos e ao mesmo tempo, possui seus dois planetas mais fortes em Virgo.
O Mercúrio intelectual em Escorpião-Sagitário (“professor de magia”, ou seja, aquele que consegue dominar qualquer área que se disponha a estudar) e seu Marte em Rainha de Ouros (facilidade para organizar pessoas e entender o fluxo de comportamento de grupos) também foram plenamente canalizados e estudados em sua obra magna.
Parabéns, Leary, por ter executado sua Verdadeira Vontade.